Ansiedade Generalizada

Ansiedade 

Acredito que todo mundo já deva ter sentido ANSIEDADE. Esse sentimento é natural do ser humano e, de um modo geral, ele mostra ao nosso cérebro quando algo não está de acordo com o seu ideal. Assim, a ANSIEDADE faz com que possamos tomar medidas para mudar o que está ameaçando o nosso equilíbrio. Ou seja, é um mecanismo de alerta para algum perigo.

Entretanto, em alguns momentos, esse sentimento passa a ser mais intenso, ou mais frequentes ou passa a aparecer mesmo com pequenos estímulos. E conforme vai piorando, pode levar a prejuízos no seu funcionamento, gerando sintomas psíquicos e somáticos.

Transtorno de Ansiedade Generalizada & Transtorno do Pânico

Psiquiatra Ansiedade

O Tr. de ANSIEDADE Generalizada é quando o sentimento de ansiedade passa do limite patológico e começa a gerar prejuízo na vida do paciente. Consideramos TAG quando há preocupação excessivas com vários acontecimentos ou atividades, na maioria dos dias, por um período de pelo menos 6 meses. Nesse estágio, a ANSIEDADE passa a ser sentida como uma crise e não como uma simples preocupação.

O Tr. de ANSIEDADE pode surgir em qualquer idade, sendo mais frequente em população da região urbana.

Geralmente ocorre devido excesso de preocupações no dia a dia, sem ter espaço nem tempo para extravasar, por um tempo muito longo, e como resultado acaba ficando mais sensível a qualquer estímulo aversivo com respostas mais intensas de ANSIEDADE.

Outro mecanismo desencadeante é quando um fator estressor muito forte acaba causando uma crise de ansiedade pontual, mas que leva a ter sintomas posteriores toda vez que lembra do episódio ou quando é exposta novamente ao fator ansiogênico.

A Crise de PÂNICO por sua vez é uma crise de ansiedade mais forte, com sintomas principalmente físicos como tremor, sensação de taquicardia e sensação de falta de ar. Além disso, pode apresentar sensação de estar morrendo, com fechamento do seu campo de visão e dor no peito ou angústia.

Sintomas

O principal sintoma do Tr. de ANSIEDADE obviamente é a preocupação excessiva e a ruminação de pensamento. No entanto, na maioria das vezes os sintomas podem não serem tão claros, dificultando o seu diagnóstico.
Podemos dar como exemplo a tensão muscular (tremores no canto do olho), o cansaço constante, a insônia, a falta de concentração, a dificuldade de memorização, a vontade constante de ir ao banheiro, ou pode também aparecer junto com outros diagnósticos clínicos como GASTRITE NERVOSA, CEFALÉIA TENSIONAL, BRONQUITE NERVOSA, entre outros.

Geralmente os pacientes queixam da dificuldade na tomadas de decisões, pois, a caneta que caiu no chão acaba tendo o mesmo nível de prioridade do que a não entrega do relatório no trabalho. Como tudo acaba sendo sentido como nível máximo de preocupação, o paciente acaba não conseguindo decidir qual problema irá tentar resolver primeiro.

Outra queixa bem comum são as explosões de raiva e irritabilidade muitas vezes por motivos irrelevantes como por exemplo a caneta cair da mesa. O recipiente de resiliência já está na sua capacidade máxima devido excesso de preocupações e por isso, qualquer gota a mais acaba extrapolando, gerando uma crise emocional.

Diagnóstico

O diagnóstico de Tr. de ANSIEDADE é na maioria das vezes feita após o paciente passar por diversos clínicos, principalmente no momento da crise acreditando ser de origem clínica com risco de morte. Após não ser detectada nenhuma anomalia física, o paciente é encaminhado ao Psiquiatra para melhor avaliação e conduta.

Quando o paciente vem direto ao consultório psiquiátrico, é sempre importante descartar causas clínicas que possam levar a sintomas de ANSIEDADE como problemas na tireoide, alterações hormonais, cardíacas ou neurológicas.

O diagnóstico é feito através de uma anamnese minuciosa do paciente, podendo ser necessária a convocação de algum familiar para melhor elucidar o quadro.

Psiquiatra Ansiedade

Tratamento

Os casos leves de TAG podem ser tratadas somente com psicoterapia.

No entanto, casos mais graves onde surgem crises de ANSIEDADE ou PÂNICO, faz-se necessário a introdução de psicotrópicos para o melhor controle dos sintomas.

A medicação se divide em duas partes: Ansiolíticos, que controlam o sintoma mas não trata o quadro; Antidepressivos, que apesar do nome da classe medicamentosa, regula o nível de serotonina no cérebro e trata o quadro. Tem também as medicações que não entram no protocolo, mas que na prática observamos uma grande eficácia como o uso do Lítio, Carbamazepina, Buspirona e Pregabalina.

No entanto, é importante ressaltar que só controlar os sintomas e não tratar a origem da ansiedade, faz com que os sintomas voltem depois da farmacoterapia. Como dito anteriormente, a ANSIEDADE é um sentimento natural gerado como sinal de alerta de algum desequilíbrio na sua vida e, o tratamento com o psiquiatra também tem a função de encontrar esse ponto patológico e modificar o comportamento.

Ansiedade

Dicas para melhorar a crise de pânico

1- Sente em local com pouco barulho e pouca luminosidade.
2- Beba um copo d’água lentamente.
3- Tente não olhar para várias direções e fixe o a sua visão em um único ponto de referência.
4- Respire devagar e profundamente.
5- Tente prender o ar o máximo possível (Não, você não vai morrer de falta de ar. O aumento do nível de oxigênio no sangue faz piorar os sintomas de ansiedade.)

Clique aqui – Teste para avaliar grau de Ansiedade.

Dr. Thomas Katsuo Ito
Sobre o Profissional

Visite a Clínica

Estamos localizados na
Av. Brasil, 399, Jardins, São Paulo – SP
Valet Parking no local.

Horário de Atendimento

Nosso horário de atendimento é de
segunda a sexta-feira das 8h às 20h

Visite a Clínica

Institucional

A ITO PSIQUIATRIA está sediada na Avenida Brasil, a região mais nobre de São Paulo, com fácil acesso pela Av. Brigadeiro Luis Antônio, Av. 9 de julho e Av. República do Líbano.

Visa o atendimento individualizado de forma mais humana e pessoal, tendo como objetivo não só a melhora dos sintomas, mas também a recuperação social, familiar e profissional de cada paciente.

Atendimento

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h